Tuesday 15 May 2018

Avaliação da inicialização de opções de ações


Se você quiser ficar rico em uma inicialização, você deve fazer estas perguntas antes de aceitar o trabalho.


Polegares para cima depois que Yext anunciou uma grande rodada de financiamento de US $ 27 milhões. Mas esses funcionários provavelmente não têm idéia do que isso significa para suas opções de ações. Daniel Goodman via Business Insider Quando a primeira startup de Bryan Goldberg, a Bleacher Report, foi vendida por mais de US $ 200 milhões, os funcionários com opções de ações reagiram de duas maneiras:


"A reação de algumas pessoas foi: 'Oh meu Deus, isso é mais dinheiro do que eu jamais poderia ter imaginado'", Goldberg disse anteriormente ao Business Insider em uma entrevista sobre a venda. "Algumas pessoas ficaram tipo 'é isso ?!' Você nunca soube o que ia ser. "


Se você é um funcionário de uma startup & mdash; não um fundador ou um investidor & mdash; e sua empresa lhe dá ações, você provavelmente vai acabar com "ações ordinárias" ou opções em ações ordinárias. As ações ordinárias podem torná-lo rico se a sua empresa for pública ou for comprada a um preço por ação significativamente acima do preço de exercício de suas opções. Mas a maioria dos funcionários não percebe que os detentores de ações ordinárias só são pagos com o pote de dinheiro que sobra depois que os acionistas preferenciais assumem o corte. E, em alguns casos, os detentores de ações ordinárias podem descobrir que os acionistas preferenciais receberam condições tão boas que as ações ordinárias são praticamente inúteis, mesmo que a empresa seja vendida por mais dinheiro do que os investidores investem.


Se você fizer algumas perguntas inteligentes antes de aceitar uma oferta, e após cada rodada significativa de novos investimentos, você não precisa se surpreender com o valor - mdash; ou falta dela & mdash; de suas opções de ações quando uma startup sai.


Perguntamos a um ativo capitalista de risco da cidade de Nova York, que faz parte do conselho de várias startups e elabora periodicamente as folhas de termos, que perguntas os empregados devem fazer aos empregadores. O investidor pediu para não ser identificado, mas ficou feliz em compartilhar as informações.


Veja o que as pessoas inteligentes perguntam sobre suas opções de ações:


1. Pergunte quanto capital você está sendo oferecido em uma base totalmente diluída.


"Às vezes as empresas apenas informam o número de ações que você está adquirindo, o que é totalmente insignificante porque a empresa pode ter um bilhão de ações", disse o capitalista de risco. "Se eu disser, 'Você vai receber 10 mil ações', parece muito, mas na verdade pode ser uma quantia muito pequena."


Em vez disso, pergunte qual porcentagem da empresa essas opções de ações representam. Se você perguntar sobre isso "numa base totalmente diluída", isso significa que o empregador terá que levar em conta todas as ações que a empresa é obrigada a emitir no futuro, não apenas o estoque que já foi distribuído. Também leva em consideração todo o pool de opções. Um pool de opções é o estoque reservado para incentivar os funcionários iniciantes.


Uma maneira mais simples de fazer a mesma pergunta: "Qual porcentagem da empresa minhas ações realmente representam?"


2. Pergunte por quanto tempo o "pool de opções" da empresa vai durar e quanto mais dinheiro a empresa pode levantar, para saber se e quando a sua propriedade pode ficar diluída.


Cada vez que uma empresa emite novas ações, os acionistas atuais ficam "diluídos", o que significa que a porcentagem da empresa que eles possuem diminui. Ao longo de muitos anos, com muitos novos financiamentos, uma porcentagem de propriedade que começou grande pode ser reduzida a uma pequena participação percentual (mesmo que seu valor possa ter aumentado). Se a empresa que você está se juntando provavelmente precisará levantar muito mais dinheiro nos próximos anos, você deve assumir que sua participação será diluída consideravelmente com o tempo.


Algumas empresas também aumentam seus pools de opções em uma base ano a ano, o que também dilui os acionistas existentes. Outros reservaram uma piscina grande o suficiente para durar alguns anos. Os pools de opções podem ser criados antes ou depois de um investimento ser injetado na empresa. Fred Wilson, da Union Square Ventures, gosta de pedir fundos de opção pré-investimento (pré-investimento) que sejam grandes o suficiente para "financiar as necessidades de contratação e retenção da empresa até o próximo financiamento".


O investidor com quem conversamos explicou como os pools de opções são frequentemente criados por investidores e empresários juntos: "A ideia é que, se eu vou investir na sua empresa, então nós dois concordamos: 'Se nós vamos sair daqui para lá, vamos ter que contratar tantas pessoas, então vamos criar um orçamento de capital, acho que vou ter que dar provavelmente 10, 15% da empresa [para chegar lá]. Esse é o pool de opções ".


3. Em seguida, você deve descobrir quanto dinheiro a empresa levantou e em que condições.


Quando uma empresa arrecada milhões de dólares, parece muito legal. Mas isso não é dinheiro de graça, e geralmente vem com condições que podem afetar suas opções de ações.


"Se eu sou um empregado que se junta a uma empresa, o que eu quero ouvir é que você não levantou muito dinheiro e é 'diretamente preferencial [estoque]'", diz o investidor.


O tipo mais comum de investimento vem na forma de ações preferenciais, o que é bom tanto para funcionários quanto para empreendedores. Mas existem diferentes sabores de ações preferenciais. E o valor final de suas opções de ações dependerá de qual tipo sua empresa emitiu.


Aqui estão os tipos mais comuns de ações preferenciais.


Straight preferred - Em uma saída, os detentores de ações preferenciais são pagos antes que os detentores de ações ordinárias (funcionários) ganhem um centavo. O dinheiro para o preferido vai diretamente para os bolsos dos capitalistas de risco. O investidor nos dá um exemplo: "Se eu investir US $ 7 milhões em sua empresa, e você vender US $ 10 milhões, os US $ 7 milhões a serem distribuídos serão para os preferenciais e o restante para as ações ordinárias. Se a startup vende para qualquer coisa preço de conversão (geralmente a avaliação pós-moeda da rodada) que significa que um acionista preferencial direto receberá qualquer porcentagem da empresa que possui. "


Preferências participantes - A preferência de participação vem com um conjunto de termos que aumentam a quantidade de dinheiro que os detentores preferenciais receberão para cada ação em um evento de liquidação. Ações preferenciais participantes colocam um dividendo sobre ações preferenciais, o que supera as ações ordinárias quando uma startup sai. Os investidores com participação preferencial recebem seu dinheiro de volta durante um evento de liquidação (assim como os detentores de ações preferenciais), além de um dividendo predeterminado.


A ação preferencial participante geralmente é oferecida quando um investidor não acredita que a empresa vale tanto quanto os fundadores acreditam ser o & mdash; assim, eles concordam em investir para desafiar a empresa a crescer o suficiente para justificar e eclipsar as condições dos detentores de ações preferenciais participantes.


A linha de fundo com a participação preferencial é que, uma vez que os detentores preferenciais tenham sido pagos, haverá menos preço de compra remanescente para os acionistas ordinários (ou seja, você).


Múltipla preferência de liquidação - Este é outro tipo de termo que pode ajudar os detentores preferidos e os detentores de ações ordinárias. Ao contrário das ações preferenciais em linha reta, que pagam o mesmo preço por ação das ações ordinárias em uma transação acima do preço pelo qual a preferencial foi emitida, uma preferência de liquidação múltipla garante que os detentores preferenciais obtenham um retorno sobre seu investimento.


Para usar o exemplo inicial, em vez dos US $ 7 milhões investidos voltando a eles no caso de uma venda, uma preferência de liquidação 3X prometia aos detentores preferenciais obter os primeiros US $ 21 milhões de uma venda. Se a empresa fosse vendida por US $ 25 milhões, em outras palavras, os detentores preferenciais receberiam US $ 21 milhões, e os detentores de ações ordinárias teriam que dividir US $ 4 milhões. Uma preferência de liquidação múltipla não é muito comum, a menos que uma startup tenha lutado e os investidores exigirem um prêmio maior pelo risco que estão assumindo.


Nosso investidor estima que 70% de todas as startups apoiadas por capital de risco têm ações preferenciais em linha reta, enquanto cerca de 30% têm alguma estrutura sobre as ações preferenciais. Os fundos de hedge, essa pessoa diz, muitas vezes gostam de oferecer grandes avaliações para ações preferenciais participantes. A menos que estejam excepcionalmente confiantes em seus negócios, os empreendedores devem tomar cuidado com promessas como: "Só quero participar preferindo e ela desaparecerá com liquidação de 3x, mas vou investir em uma avaliação de um bilhão de dólares". Nesse cenário, os investidores obviamente acreditam que a empresa não atingirá essa avaliação - mdash; caso em que eles recebem 3X de volta seu dinheiro, e podem acabar com os detentores de ações ordinárias.


4. Quanto, se alguma, dívida a empresa tem levantado?


A dívida pode vir na forma de dívida de risco ou uma nota conversível. É importante que os funcionários saibam quanta dívida existe na empresa, porque isso precisará ser pago aos investidores antes que um funcionário veja um centavo de uma saída.


Tanto a dívida quanto a nota conversível são comuns em empresas que estão indo muito bem ou são extremamente problemáticas. Ambas permitem que os empreendedores adiem o preço de sua empresa até que suas empresas tenham avaliações mais altas. Aqui estão as ocorrências e definições comuns:


Dívida - Este é um empréstimo de investidores e a empresa tem que pagar de volta. "Às vezes as empresas levantam uma pequena quantidade de dívida de risco, que pode ser usada para muitos propósitos, mas o objetivo mais comum é estender sua pista para que possam obter uma avaliação mais alta na próxima rodada", diz o investidor.


Nota conversível - é uma dívida projetada para converter em patrimônio líquido em uma data posterior e maior preço da ação. Se uma startup elevou tanto dívida quanto uma nota conversível, pode ser necessário que haja uma discussão entre investidores e fundadores para determinar qual é o primeiro a ser pago no caso de uma saída.


5. Se a empresa levantou um monte de dívidas, você deve perguntar como funcionam os termos de pagamento no caso de uma venda.


Se você está em uma empresa que arrecadou muito dinheiro e sabe que os termos são algo diferente de ações preferenciais em linha reta, faça esta pergunta.


Você deve perguntar exatamente qual preço de venda (ou avaliação) suas opções de ações começam a ser "in the money", tendo em mente que a dívida, as notas conversíveis e a estrutura sobre as ações preferenciais afetarão esse preço.


Um Guia para a Compensação de Inicialização do Newbie (ou "Opções de Estoque" Me Tornará Rico! & # 8221;)


Minha primeira experiência com opções de ações foi na idade madura de 34 anos, quando eu estava vendendo Jobby (aposentado) para Jobster (Gah, faça os nomes da Web 2.0 PARAR!). Antes disso, eu estava executando meu próprio negócio por quase uma década & # 8211; com bom sucesso, mas realmente não havia qualquer sentido na criação de um plano de opções.


Então, quando vendemos nossa empresa e fomos presenteados com um pacote de opções de dinheiro / ações, eu estava muito empolgado com as opções. Eu cuidadosamente fiz um pouco de pesquisa para tentar entender como eles trabalhavam, fiz algumas perguntas inteligentes e era um novo proprietário orgulhoso do capital de startups. 365 dias depois, saí de Jobster & # 8211; em bons termos, mas optei por não exercer minhas opções.


Agora, como o RescueTime está expandindo sua equipe, eu estou do outro lado da equação & # 8211; montando planos de opções de ações para novas contratações. Então imaginei que poderia ser útil para as pessoas com as quais estamos conversando para que eu reunisse os pensamentos e os recursos sobre remuneração inicial, particularmente na área de opções de ações. Uma grande parte da minha motivação aqui é que eu acho que a maioria das startups é um conteúdo rápido para permitir que os funcionários pensem que as opções são esse ingresso mágico para a riqueza e a prosperidade & # 8230; Parece desonesto.


3 duras realidades de opções de inicialização.


1. Funcionários com salários e opções decentes quase nunca ficarão ricos em um evento de liquidez. As pessoas que podem enriquecer com o capital inicial de startups são os fundadores e os investidores (não coincidentemente, as pessoas que assumiram riscos significativos). Existem obviamente exceções aqui & # 8211; Eu li que o Google cunhou 900 novos milionários quando eles IPO & # 8217; d. Bom para eles. Mas quando você faz as contas em saídas provavelmente para a maioria das startups, é bom & # 8211; mas não é tão cor-de-rosa. O VentureHacks tem um detalhamento do que os funcionários de startups podem esperar em termos de patrimônio. Assumindo que você não fique diluído com mais investimentos no futuro, um desenvolvedor ou diretor líder pode esperar 1% de propriedade (aquisição ao longo de 4 anos). Portanto, no caso de uma saída de US $ 50.000.000, eles sairiam com US $ 500.000, SE eles estivessem lá por 4 anos ou mais.


2. Opções colete mais de 4 anos. Todo mundo adora a ideia do sucesso instantâneo com um rápido lançamento para o Google. É extremamente raro, mas acontece. Quando isso acontece, os fundadores geralmente estão bem, mas o que acontece com os que chegam atrasados ​​com opções não investidas é um ponto de interrogação. Essas ações não investidas PODEM acelerar (o que significa que todas poderiam adquirir quando a compra acontecer). Ou podem converter em opções no estoque de empresas compradoras (valor nominal). Isso é tudo parte da negociação e tudo depende da alavancagem que você tem com o comprador.


3. Como as opções são configuradas afetam muito a atratividade da empresa para um comprador. Nós AMAMOS oferecer 100% de aceleração após a mudança de controle para as nossas contratações & # 8211; Isso significa que todas as opções seriam imediatamente colete e toda a nossa equipe seria rica e feliz # 8211; mas não é particularmente incentivada a permanecer e trabalhar para o comprador.


Então, as opções são um negócio de baixa qualidade?


A melhor maneira de ver as opções é como um investimento de alto risco & # 8211; É importante analisar o custo do investimento, a chance de que o investimento seja "atingido", a provável magnitude do retorno do investimento e a porcentagem que você provavelmente terá em seu bolso no momento de um evento de liquidez. Aqui está a melhor maneira de ver a matemática.


O CUSTO do investimento é a diferença entre o que você poderia estar fazendo (seu valor de mercado) menos o salário que lhe é oferecido. Então, se você vale US $ 85 mil / ano e a oferta é de US $ 75 mil / ano, você está investindo US $ 10 mil por ano nessa oportunidade de alto risco. Se você está recebendo o valor de mercado pago, então & # 8230; Bem, não há risco & # 8211; e você não deve esperar muita recompensa. O CHANCE do investimento vai bater é um enorme ponto de interrogação. Pense muito sobre o mercado para essa empresa. Quem compraria? Você consegue imaginar o Google e a Microsoft brigando pela empresa? O MAGNITUDE do retorno é outro ponto de interrogação. Se for uma inicialização na Web, há muitos dados por aí sobre preços de venda. A questão é: qual é o tamanho da oportunidade? O que as empresas em seu espaço estão comprando para? É fácil testar alguns cenários. A PERCENTAGEM de propriedade é um pouco um alvo em movimento, mas você pode pelo menos saber onde começa. Mais uma vez, dê uma olhada no VentureHacks para uma verificação da realidade.


Então, para reduzi-lo em um exemplo, digamos que temos um engenheiro que está recebendo 0,5% da empresa investida ao longo de 4 anos. Ele está ganhando US $ 80 mil, mas provavelmente poderia ganhar US $ 90 mil em uma empresa com oportunidade limitada de ações. Vamos assumir um preço de saída de US $ 50.000.000 (oh, feliz dia!).


Nosso engenheiro está gastando US $ 10 mil por ano para ter US $ 62.500 por ano. Se ele passar os quatro anos completos lá, ele investiu & # 8221; $ 40k por uma chance de $ 250k (um 6x + retorno & # 8211; não ruim). Quando você executa o mesmo cenário com uma saída de um bilhão de dólares, ele começa a parecer muito mais bonito. Quando você o executa em uma saída do tamanho do Flickr (US $ 20 milhões), ele não está parecendo uma grande aposta. Se você quiser entrar nos pontos mais delicados, você provavelmente deve considerar os benefícios, bem como o custo das opções.


A única maneira de comprar mais recompensa é com mais risco. Alguns fundadores estarão dispostos a desistir de muito mais capital se você trabalhar por menos, mas é bem raro se eles chegaram ao ponto em que têm dinheiro suficiente para contratar pessoas para que estar terrivelmente ansioso para se separar de muita equidade. Há, obviamente, um pequeno exército de pessoas com ideias & # 8221; lá fora, quem teria prazer em dar-lhe enormes pilhas de equidade, se você trabalhar de graça. E, claro, a melhor maneira de enriquecer com patrimônio é começar sua própria empresa.


Se você não gosta de jogar os dados financeiros "investindo" # 8221; em uma startup, a maioria das startups provavelmente está feliz em pagar sua taxa de mercado e discar suas opções & # 8230; Mas de qualquer forma, há muitas vantagens de carreira que você está comprando trabalhando em uma startup. O que me leva a & # 8230;


Você está comprando mais do que apenas um investimento de alto risco.


Escusado será dizer que a maioria das opções não é um investimento muito bom. A chance de um retorno de 5x é ótima, mas a maioria das startups está enfrentando chances maiores que 5 para 1 & # 8211; então você deve ter certeza de que acredita na empresa, na equipe e (mais importante) na sua capacidade de influenciar o resultado.


Eu acho que é importante notar que nosso engenheiro no exemplo acima está comprando muito mais com seus $ 10k & # 8230; Embora sejam coisas com um valor muito subjetivo.


Ele está comprando experiência de startup. Se você planeja girar sua própria coisa um dia, não há substituto para trabalhar em uma startup para aprender o que funciona e o que não funciona. Você não precisa assinar com um fundador de startups experiente & # 8230; É bom o suficiente para ser pago para assisti-los cometer erros que você pode evitar quando é a sua vez. Ele está comprando uma & # 8220; limpar ardósia & # 8221 ;. Se você chegar a uma startup cedo o suficiente, há muito céu azul. Os primórdios do desenvolvimento de produtos (para muitas pessoas) são os mais recompensadores. Ele está comprando crédito para startups. Quando chega a hora de fazer sua própria coisa ou conseguir seu próximo show, é uma grande vantagem ter esse histórico. É obviamente uma enorme vantagem fazer parte de uma equipe vencedora (se acontecer uma saída). Ele está comprando relacionamentos. Um de nossos investidores diz que 99% de seu fluxo de negócios vem de pessoas nas quais ele já investiu ou de pessoas em suas equipes. Trabalhar em uma startup de estágio inicial é uma oportunidade de encontrar investidores e outras pessoas importantes para startups & # 8211; boas indicações para futuros empreendimentos. Ele está comprando um ambiente de trabalho que é relativamente livre de besteiras. Pouca burocracia, poucas reuniões, horário de trabalho flexível / ambiente, etc. Se você já teve um ambiente como este, você sabe como é viciante e como é difícil em grandes empresas. Ele (esperançosamente) está comprando uma chance de trabalhar em um produto que ele gosta / quer usar.


Obviamente, todas essas vantagens são realmente apenas vantagens para pessoas que se vêem trabalhando em / em startups no futuro & # 8230; Para pessoas assim, o preço de US $ 10 mil (quando você entra no investimento de alto risco) é um ótimo investimento. Para as pessoas que estão apenas perseguindo a ideia de que vão ficar ricas em empregos com salários decentes e com startups pós-financiamento, estão em busca de uma longa série de decepções.


(nota: se outras pessoas tiverem insights sobre as compensações / opções de inicialização, entre em contato. Apesar de escrever um guia do Newbie, eu sou, reconhecidamente, um novato! 🙂)


Como avaliar suas opções de ações de inicialização.


Você tem uma carta de oferta de uma startup no estilo do Vale do Silício. Bem feito! Ele detalha seu salário, seguro de saúde, sociedade de ginásio e benefícios de aparar barba. Também diz que você terá 100.000 opções de ações. Você não está claro se isso é bom; você nunca teve 100.000 de nada antes. Você também tem uma segunda carta de oferta de outra startup no estilo do Vale do Silício. Extremamente bem feito! Este detalha seu salário, assinatura de chá artesanal de cortesia, provisões de lavanderia e serviços de localização de parceiro sexual. Desta vez, o salário é um pouco menor, mas a carta diz que você terá 125.000 opções de ações. Você está muito claro se isso é melhor.


Este post irá ajudá-lo a entender suas opções de ações e a variedade de maneiras pelas quais elas provavelmente são muito menos valiosas do que você poderia esperar. Por favor, lembre-se que, embora eu seja inteligente, legal, atraente, atlético, gentil, humilde e um amante gentil, eu enfaticamente não sou um advogado.


A mecânica básica de uma concessão de opção.


Muito depende se você está recebendo opções de ações ou Unidades de Ações Restritas (RSUs). As opções são muito mais comuns em pequenas empresas, mas, por várias razões, as empresas costumam mudar para RSUs à medida que crescem. Neste post, consideraremos apenas opções de ações.


Opções de ações não são ações. Se você recebesse o total das ações, teria que pagar o imposto imediatamente. Isso exigiria que você tivesse um grande colchão contendo muito dinheiro que você não se importaria de gastar, arriscando e provavelmente perdendo. Em vez disso, as opções de ações representam o direito de comprar ações da empresa a um preço fixo (o “preço de exercício” - veja abaixo), independentemente de seu valor de mercado. Se a empresa for vendida por US $ 10 / ação, você poderá comprar suas ações a US $ 1 / ação (ou qualquer que seja seu preço de exercício), vendê-la imediatamente e calçar a diferença. Tudo está bem.


Quando você é concedido um pedaço de opções, eles provavelmente virão com um penhasco de 1 ano, colete de 4 anos. Isso significa que a totalidade da doação será “adquirida” (ou “tornar-se sua”) por um período de 4 anos, com um quarto de vestígio após o primeiro ano de “precipício” e um adicional de quarenta e oito vestes a cada mês depois disso. Se você sair dentro do primeiro ano, antes de chegar ao precipício, você perde a concessão inteira. Se você sair antes dos 4 anos, você o faz com uma fração proporcional de suas opções. Você deve notar que, se você sair antes que a empresa seja vendida, você provavelmente terá cerca de 3 meses para comprar suas opções antes que elas desapareçam para sempre. Isso pode ser proibitivamente caro. Mais detalhes abaixo.


O valor TechCrunch de suas opções.


A maneira mais rápida de calcular o valor de suas opções é pegar o valor da empresa como determinado pelo anúncio da última rodada de financiamento da TechCrunch, dividir pelo número de ações em circulação e multiplicar pelo número de opções que você tem.


Você deveria gostar de olhar para esse número, porque as coisas desçam a partir daqui.


O desconto em ações ordinárias.


Em um mercado sem liquidez (e os mercados não são muito mais ilíquidos do que os de ações de uma startup privada), “o valor da empresa” é um número muito volumoso e intangível. O grande número de TechCrunch acima mencionado é um lugar razoável para começar. Mas seria um erro confundir isso com “o valor da empresa”. Mais precisamente, representa “o valor por ação, de qualquer classe de ações emitida, que os VCs estavam dispostos a pagar, multiplicado pelo número de ações em circulação de todas as classes de ações”.


Como funcionário, você possui opções para comprar ações ordinárias antigas e antiquadas. Isso não lhe dá nenhum privilégio. Por outro lado, um VC quase sempre estará comprando alguma forma de ações preferenciais. Isso dá a eles vários direitos de voto que eu realmente não entendo ou que sabem valorizar, mas, crucialmente, ele geralmente também vem com algum nível de "preferência de liquidação". Se eles investem US $ 100 mil com uma preferência de liquidação de 2x (não incomum), em uma venda da empresa, eles recebem o dobro de seus US $ 100 mil de volta antes de qualquer outra pessoa receber alguma coisa. Se nada restar depois disso, você será cordialmente convidado a comer merda. A avaliação do TechCrunch é calculada presumindo que suas ações ordinárias valem tanto quanto as ações preferenciais dos VCs. Este quase nunca é o caso, mas faz alguns números grandes.


O desconto do preço de exercício.


Como já mencionado, quando você possui opções, o que você realmente possui é o direito de comprar ações a um “preço de exercício” definido. O preço de exercício é definido por um relatório de avaliação 409a que determina o “Valor justo de mercado” quando as opções são concedidas. Suponha que suas opções tenham um preço de exercício de US $ 1 / ação e, eventualmente, a empresa ofereça IPOs por US $ 10 / ação. Sua recompensa real por ação é de US $ 10 pelos quais você a vende, menos os US $ 1 que você tem que pagar para realmente comprá-la em primeiro lugar.


Isso pode não parecer tão ruim, mas, em vez disso, suponha que a empresa não chega a lugar nenhum rápido e que o talento adquirido por $ 1 / ação por ano depois de você entrar. Neste caso você sai com um belo $ 1 - $ 1 = $ 0 / ação. Isso parece acontecer muito. No caso de uma saída de um bilhão de dólares, o preço de exercício pode ser insignificante e as preferências de liquidação podem ser irrelevantes. Mas uma venda menor poderia facilmente mandar você para casa sem nada.


Uma maneira simples de considerar o desconto do preço de exercício é ajustar sua fórmula para:


((tech_crunch_valuation / num_outstanding_shares) - strike_price) * num_options_granted.


já que esse é o valor que você ganharia se pudesse vender suas ações agora mesmo no mercado secundário.


O desconto de mobilidade.


Quando você é pago em dinheiro real, esse é o fim da transação. Se você decidir sair amanhã, pode entregar seu aviso, deixar algo hediondo na mesa do seu chefe depois que todos tiverem ido para casa e nunca mais pensar nisso novamente. No entanto, as opções complicam as coisas. Você normalmente terá 3 meses a partir da data de saída para comprar suas opções adquiridas com o preço de exercício. Se você não comprá-los dentro desse prazo, você os perderá. Dependendo das especificidades da sua situação, o custo pode facilmente chegar às dezenas ou centenas de milhares de dólares, sem mencionar a carga tributária no final do ano (veja abaixo). Isso torna muito difícil deixar uma empresa onde você investiu uma quantidade significativa de opções potencialmente valiosas. Este é obviamente um bom problema para ter, mas a perda de flexibilidade é um custo definido, e é outro motivo para diminuir sua avaliação de suas opções.


O desconto de imposto.


Nas palavras de Wall Street Journal Spiderman "com grande poder vem uma série de impostos". O estoque de investidores e fundadores tende a se qualificar para um tratamento tributário de ganhos de capital a longo prazo muito favorável. Por outro lado, quando você exerce suas opções, o spread entre o seu preço de exercício e o atual valor de mercado justo imediatamente aparece como uma grande fatia da renda ordinária extremamente tributável. Se a empresa está sendo vendida, você pode instantaneamente vender suas ações e pagar sua conta de impostos usando uma parte dos lucros. No entanto, se você se exercita enquanto a empresa ainda é privada, você ainda deve muito dinheiro ao IRS no final do ano fiscal. Você pode ter que conseguir um monte de dinheiro pronto de algum lugar, e essa conta de imposto é muitas vezes o custo majoritário de exercício antecipado. Acredita-se que este seja o motivo pelo qual tantos engenheiros de software se tornam piratas.


Naturalmente, a avaliação do TechCrunch é definida por investidores que pagam uma fração da taxa de imposto que você paga. Derrube o valor real de suas opções por outro pino ou dois.


O desconto de risco.


Digamos que tenhamos uma maneira completamente correta de explicar os fatores acima, e as opções que você achava valerem US $ 1 cada, na verdade, valem apenas US $ 0,80. Estamos longe de terminar desvalorizando-os. Como meu avô costumava dizer, “US $ 0,60 por ação na mão geralmente vale US $ 0,80 por ação no mercado, especialmente quando você está pouco diversificado e sua exposição é grande se comparada ao seu patrimônio líquido”.


Quando um VC compra ações em sua empresa, elas também estão comprando ações de dezenas de outras empresas. Assumindo que não sejam nem um idiota nem um azar terminal, essa diversificação reduz seu risco relativo. É claro que eles também estão investindo dinheiro que não pertence a eles e sendo pagos com taxas mais carregadas, então seu risco pessoal já é zero, mas isso é outra história. Como um detentor de bilhetes de loteria totalmente não-diversificado, você é extremamente vulnerável aos caprichos da variação. Se sua empresa falir, todo o seu portfólio será eliminado. A menos que você seja um viciado em adrenalina financeira, você muito, muito melhor, apenas tem algum dinheiro real que definitivamente ainda estará lá amanhã. Se você tem opções com um valor esperado mas extremamente arriscado de US $ 200.000, mas você realmente as venderia por US $ 50.000 apenas para ter alguma certeza em sua vida, elas valem apenas US $ 50.000 e você deve valorizá-las como tal ao calcular seu total compensação. O delta entre esses dois números é o desconto do risco.


O desconto de liquidez.


Uma nota de dez dólares é extremamente líquida, o que significa que pode ser facilmente trocada por muitas coisas, incluindo, mas não se limitando a:


Um DVD de segunda mão da Wrestlemania XVII 100 rolos de papel higiênico perigosamente de baixa qualidade Muitos tipos diferentes de chapéu de novidade.


Por outro lado, opções de ações em uma empresa privada são extremamente ilíquidas e podem ser trocadas por quase exatamente nada. Você não pode usá-los para comprar um carro ou para o depósito em uma casa. Você não pode usá-los para pagar contas médicas inesperadas, e você não pode usá-los para contratar a Beyoncé para cantar no aniversário da sua avó. As commodities totalmente líquidas e facilmente negociáveis ​​“valem” seu valor de face e, no outro extremo do espectro, as commodities completamente ilíquidas “valem” zero, independentemente de seu valor nominal teórico. Suas opções estão em algum lugar no meio. A única coisa que lhes dá qualquer valor é a esperança de que um dia eles se tornem líquidos, através de uma venda privada ou IPO. Se o seu valor nominal total é pequeno em comparação com o seu patrimônio líquido global, então isso não é um grande negócio para você. Se não for, então esse dinheiro imaginário se tornou muito mais imaginário, e você deve tratá-lo como tal.


O Eu Saí da Apreciação.


Perversamente, o que realmente aumenta o valor de suas opções é o fato de que você pode deixar a empresa se ela morrer ou parecer que está prestes a sair. Digamos que você receba US $ 200 mil em opções, com direito a mais de quatro anos. Essa avaliação leva em conta a probabilidade de que o aplicativo do Snapchat para texugos seja retirado e a empresa decore em valor. Isso também leva à probabilidade de que um concorrente construa um produto muito melhor do que você, encurrala o mercado em fotos efêmeras de texugos e esmaga sua empresa. Agora, quando um VC troca seus US $ 200 mil em dinheiro de outras pessoas pela empresa, o dinheiro de outras pessoas desaparece. Se os tanques da empresa depois de um ano, ela não pode decidir que, na verdade, ela não queria essas ações e pedir um reembolso.


No entanto, você pode simplesmente sair. Você só pagou à empresa um ano do seu tempo e está em paz sem ter que pagar os outros 3 anos. É lamentável que suas ações agora não tenham valor, mas esse risco foi considerado na avaliação principal e em todos os softwares de amor e guerra e texugo. Sua desvantagem é mitigada de forma que os VCs não são.


Considere um arranjo alternativo. Você assina um contrato dizendo que vai trabalhar por 4 anos em troca de US $ 200.000 em opções, e mesmo que a empresa morra nos primeiros 6 meses, você continuará trabalhando em novos projetos, agora essencialmente de graça, até esses 4 anos estão de pé. Neste caso, podemos dizer intuitivamente que a concessão da opção tem um valor esperado de exatamente $ 200k. Uma vez que a forma como as suas opções realmente funcionam é claramente muito melhor do que isso, sua opção de concessão deve valer mais.


Uma maneira alternativa de pensar sobre isso é que parte do que sua doação realmente oferece a você é um trabalho agora, onde cada dia você recebe 100 opções que valem (digamos) $ 1 cada. Mas também lhe dá direito a um emprego em 3 anos, onde todos os dias você recebe as mesmas 100 opções de antes, as quais, após a inevitável superex - ximação do valor da empresa, valem muito mais. Este direito é potencialmente extremamente valioso.


Quanto maior a variação de curto prazo da sua empresa, maior será a Apreciação da Quit. Se você puder ver rapidamente se será um flop enorme ou total, você pode rapidamente decidir se quer continuar e tentar novamente em outro lugar, ou se ficará e continuará a adquirir suas opções agora muito mais valiosas. Por outro lado, se você tiver que ficar por um longo tempo até que o provável destino da empresa se torne aparente, você corre o risco de ser o orgulhoso proprietário de centenas de milhares de ações em um buraco fumegante no solo.


O que você deveria fazer.


Quando você recebe sua oferta, você deve se certificar de que você também entende:


O cronograma de aquisição de suas opções Seu provável preço de exercício (isso não será definido até o primeiro dia de trabalho) O número total de ações em circulação O valor TechCrunch da empresa em sua mais recente rodada de financiamento.


Você pode então trabalhar com o valor TechCrunch de suas opções e considerar os 5 descontos e 1 valorização:


O desconto em ações ordinárias.


A avaliação do TechCrunch assume todas as ações preferenciais, mas você tem apenas ações ordinárias.


Significativo se: a empresa tem ou provavelmente terá muito dinheiro VC, em relação à sua avaliação atual.


Menos significativo se: a empresa é e é provável que permaneça na maior parte bootstrapped.


O desconto do preço de exercício.


Você precisa comprar suas ações antes de vendê-las.


Significativa se: a empresa está relativamente atrasada.


Menos significativo se: a empresa é muito jovem.


O desconto de mobilidade.


Deixar esse trabalho será muito caro se você não quiser perder todas as suas opções.


Significativo se: você não tem pilhas de dinheiro extra que gostaria de gastar na compra de suas opções anos antes de poder vendê-las.


Menos significativo se: você faz.


O desconto de imposto.


Você paga uma taxa muito mais alta do que os investidores.


Significativo se: os impostos são sempre significativos.


Menos significativo: você tem o dinheiro, coragem e capacidade de se exercitar cedo, enquanto o spread entre o preço de exercício e o FMV é baixo.


O desconto de risco.


Suas opções podem acabar valendo nada.


Significativo se: você é avesso ao risco ou a empresa ainda é muito jovem e incerta.


Menos significativo se: você está confortável com um risco muito alto, ou a empresa está estabelecida e a única questão real é quando e quanto será feito pelo IPO.


O desconto de liquidez.


Você não pode pagar seu aluguel com opções.


Significativo se: você gostaria idealmente de gastar o valor teórico de suas opções no futuro imediato.


Menos significativo se: você já tem todo o dinheiro que você poderia precisar agora.


O Eu Saí da Apreciação.


Se as coisas correrem mal, você pode simplesmente sair.


Significativo se: a empresa provavelmente irá quebrar ou ficar muito mais valiosa no futuro próximo.


Menos significativo se: levará muitos anos para ver se a empresa terá sucesso ou fracassará.


Não existe o direito de comprar um almoço grátis por um preço fixo, e ouvi pessoas inteligentes sugerirem que as pessoas devem valorizar as opções com apenas 20% da avaliação do TechCrunch. Isso parece um pouco ruim para mim, mas eu não acho que está muito longe. As opções são apenas mais um tipo de ativo financeiro e são ótimas para ter, contanto que você as valorize corretamente. No entanto, as empresas são incentivadas a ajudá-lo a valorizá-las excessivamente e, portanto, você deve pensar muito antes de aceitar qualquer corte salarial que seja justificado pelas opções.


Obrigado a Carrie Bentley por ler rascunhos disso.


Leitura adicional:


Receba novos ensaios enviados para você.


Publico novos trabalhos sobre programação, segurança e alguns outros tópicos várias vezes por mês.


As 14 perguntas cruciais sobre opções de ações.


Em abril de 2012, escrevi um post no blog intitulado The 12 Crucial Questions About Stock Options. Era para ser uma lista abrangente de perguntas relacionadas a opções que você precisa fazer quando recebe uma oferta para se juntar a uma empresa privada. Com base no excelente feedback que recebi de nossos leitores sobre essas postagens e sobre as opções subsequentes, agora estou expandindo um pouco a postagem original. Eu fiz apenas uma pequena atualização e coloquei duas novas perguntas - daí a pequena mudança de título: As 14 perguntas cruciais sobre as opções de ações.


Da próxima vez que alguém oferecer 100 mil opções para participar da empresa, não fique muito empolgado.


Ao longo dos meus 30 anos de carreira no Vale do Silício, observei muitos funcionários cair na armadilha de se concentrarem exclusivamente no número de opções oferecidas. (Definição rápida: Uma opção de ação é o direito, mas não a obrigação, de comprar uma ação da empresa em algum momento no futuro ao preço de exercício.) Na verdade, o número bruto é uma forma de as empresas jogarem com os funcionários ingenuidade. O que realmente importa é a porcentagem da empresa que as opções representam e a rapidez com que elas se enquadram.


Quando você receber uma oferta para se juntar a uma empresa, faça estas 14 perguntas para verificar a atratividade da sua oferta de opções:


1. Que porcentagem da empresa as opções oferecidas representam? Esta é a questão mais importante. Obviamente, quando se trata de opções, um número maior é melhor do que um número menor, mas a porcentagem de propriedade é o que realmente importa. Por exemplo, se uma empresa oferece 100.000 opções de 100 milhões de ações em circulação e outra empresa oferece 10.000 opções de 1 milhão de ações em circulação, a segunda oferta é 10 vezes mais atraente. Está certo. A menor oferta de ações neste caso é muito mais atraente, porque se a empresa for adquirida ou abrir seu capital, você valerá 10 vezes mais (para qualquer pessoa que não tenha sono ou cafeína, sua participação de 1% na empresa nessa última oferta é vantajosa) o 0,1% do primeiro).


2. Você está incluindo todas as ações no total de ações em circulação para o cálculo do percentual acima? Algumas empresas tentam tornar suas ofertas mais atraentes calculando o percentual de participação que sua oferta representa usando uma contagem de compartilhamentos menor do que o possível. Para fazer o percentual parecer maior, a empresa pode não incluir tudo o que deveria no denominador. Convém garantir que a empresa use ações totalmente diluídas em circulação para calcular o percentual, incluindo todos os itens a seguir:


Ações ordinárias / Unidades de estoque restritas Ações preferenciais Opções em circulação Ações não emitidas remanescentes no pool de opções Warrants.


É uma grande bandeira vermelha se um possível empregador não divulgar seu número de ações pendentes depois que você atingir o estágio de oferta. Geralmente é um sinal de que eles têm algo que estão tentando esconder, o que eu duvido ser o tipo de empresa que você quer trabalhar.


3. Qual é a taxa de mercado para a sua posição? Todo trabalho tem uma taxa de mercado para salário e patrimônio. As taxas de mercado são normalmente determinadas pela sua função e antiguidade de trabalho e pelo número de funcionários e localização do seu empregador em perspectiva. Não há problema em perguntar ao seu possível empregador o que eles acreditam que a taxa de mercado é para sua posição. É um mau sinal se eles se contorcerem.


4. Como sua concessão de opção proposta se compara ao mercado? Uma empresa normalmente tem uma política que coloca suas concessões de opções em relação às médias do mercado. Algumas empresas pagam salários mais altos do que o mercado para oferecer menos capital. Alguns fazem o oposto. Alguns te dão uma escolha. Todas as coisas sendo iguais, quanto mais bem-sucedida a empresa, menor a oferta de percentil que geralmente estão dispostas a oferecer. Por exemplo, é provável que uma empresa como a Dropbox ou a Uber ofereça patrimônio abaixo do 50º percentil, porque a certeza da recompensa e a magnitude provável do resultado são tão grandes em termos de dólares absolutos. Só porque você acha que é excelente, não significa que seu possível empregador fará uma oferta no 75º percentil. O percentil é mais determinado pela atratividade do empregador (ou seja, provável sucesso). Você deseja saber qual é a política do seu empregador em potencial para avaliar sua oferta dentro do contexto adequado.


5. Qual é o cronograma de aquisição? O cronograma típico de aquisição é de mais de quatro anos com um penhasco de um ano. Se você fosse sair antes do penhasco, você não ganha nada. Seguindo o precipício, você imediatamente ganha 25% de suas ações e, em seguida, suas opções são cobradas mensalmente. Qualquer coisa diferente disso é estranho e deve fazer com que você questione a empresa ainda mais. Algumas empresas podem solicitar um investimento de cinco anos, mas isso deve lhe dar uma pausa.


6. Alguma coisa aconteceu com minhas ações adquiridas se eu sair antes que toda a minha programação de aquisição tenha sido concluída? Normalmente você consegue manter qualquer coisa que você veste enquanto você se exercita dentro de 90 dias depois de deixar sua empresa. Em um punhado de empresas, a empresa tem o direito de recomprar suas ações adquiridas ao preço de exercício se você deixar a empresa antes de um evento de liquidez. Em essência, isso significa que, se você sair de uma empresa em dois ou três anos, suas opções não valerão nada, mesmo que algumas delas tenham sido adquiridas. O Skype e seus apoiadores foram criticados no ano passado por essa política.


7. Você permite o exercício antecipado das minhas opções? Permitir que os empregados exerçam suas opções antes de terem adquirido pode ser um benefício fiscal para os funcionários, porque eles têm a oportunidade de ter seus ganhos tributados a taxas de ganhos de capital de longo prazo. Esse recurso geralmente é oferecido apenas aos funcionários iniciais, porque eles são os únicos que poderiam se beneficiar.


8. Existe alguma aceleração do meu investimento se a empresa for adquirida? Digamos que você trabalhe em uma empresa por dois anos e depois seja adquirido. Você pode ter se juntado à empresa privada porque não queria trabalhar para uma grande empresa. Se assim for, você provavelmente iria querer alguma aceleração para poder deixar a empresa após a aquisição.


Algumas empresas também oferecem seis meses adicionais de aquisição após a aquisição, caso você seja demitido. Você não gostaria de cumprir uma sentença de prisão em uma empresa com a qual não se sente à vontade e, é claro, uma demissão não é incomum depois de uma aquisição.


Do ponto de vista da empresa, a desvantagem de oferecer aceleração é que o adquirente provavelmente pagará um preço de aquisição mais baixo, porque pode ter que emitir mais opções para substituir as pessoas que saem cedo. Mas a aceleração é um benefício em potencial, e é uma coisa muito legal de se ter.


9. As opções são precificadas pelo valor justo de mercado determinado por uma avaliação independente? Qual é o preço de exercício relativo ao preço da ação preferencial emitida em sua última rodada? As startups de capital de risco emitem opções aos funcionários a um preço de exercício que é uma fração do que os investidores pagam. Se as suas opções estiverem precificadas próximas ao valor do estoque preferencial, as opções terão menos valor.


Quando você faz essa pergunta, está procurando um grande desconto. Mas um desconto de mais de 67% provavelmente será considerado desfavorável pelo IRS e poderá levar a um passivo fiscal inesperado, porque você deve um imposto sobre qualquer ganho que resulte da emissão de opções a um preço de exercício abaixo do valor justo de mercado. Se a ação preferencial foi emitida, digamos, com um valor de US $ 5 por ação, e suas opções tiverem um preço de exercício de US $ 1 por ação versus o valor justo de mercado de US $ 2 por ação, você provavelmente deve impostos sobre seu benefício injusto. - qual é a diferença entre $ 2 e $ 1.


Certifique-se de que a empresa use ações totalmente diluídas em circulação para calcular sua porcentagem.


10. Quando foi a última avaliação de ações comuns do seu empregador proposto? Somente conselhos de administração podem tecnicamente emitir opções, então você normalmente não saberá o preço de exercício das opções em sua carta de oferta até que sua diretoria se reúna. Se o seu empregador proposto é privado, então o seu conselho deve determinar o preço de exercício de suas opções pelo que é referido como uma avaliação 409A (o nome, 409A, vem da seção governante do código tributário). Se já faz muito tempo desde a última avaliação, a empresa terá que fazer outra. O mais provável é que seu preço de exercício suba e, correspondentemente, suas opções sejam menos valiosas. Avaliações 409A são normalmente feitas a cada seis meses.


11. Quanto a empresa poderia valer? Nem todas as empresas têm o mesmo potencial positivo. É importante perguntar ao seu potencial empregador o que eles acham que podem valer em quatro anos (a duração do seu provável vesting). É mais importante avaliar sua lógica do que o número real. De um modo geral, as pessoas ganham mais dinheiro com suas opções de aumentar o valor da empresa do que de garantir uma oferta maior de subsídios por ações.


12. Quanto tempo durará o seu financiamento atual? Financiamentos adicionais significam diluição adicional. Se um financiamento é iminente, você precisa considerar qual será o seu pós-financiamento (ou seja, incluindo a nova diluição) para fazer uma comparação justa com o mercado. Refira-se à pergunta número um, por que isso é importante.


13. Quanto dinheiro a empresa levantou? Isso pode parecer contra-intuitivo, mas há muitos casos em que você está pior em uma empresa que levantou muito dinheiro contra um pouco. A questão é uma das preferências de liquidez. Os investidores em capital de risco sempre recebem o direito de receber, pela primeira vez, os resultados da venda da empresa em um cenário de desvantagem até o montante investido (em outras palavras, acesso prioritário a quaisquer recursos captados). Por exemplo, se uma empresa arrecadou US $ 40 milhões, todos os recursos serão destinados aos investidores em uma venda de US $ 40 milhões ou menos.


Os investidores só converterão suas ações preferenciais em ações ordinárias quando a avaliação da venda for igual ao valor investido dividido pela propriedade. Por exemplo, se os investidores detêm 50% da empresa e investiram US $ 40 milhões, eles não serão convertidos em ações ordinárias até que a empresa receba uma oferta de US $ 80 milhões. Se a empresa for vendida por US $ 60 milhões, eles ainda receberão US $ 40 milhões. No entanto, se a empresa for vendida por US $ 90 milhões, receberá US $ 45 milhões (o restante vai para os fundadores e funcionários). Você nunca quer se juntar a uma empresa que arrecadou muito dinheiro e tem pouca tração depois de alguns anos, porque é improvável que você obtenha qualquer benefício de suas opções.


14. O seu empregador em perspectiva tem uma política relativa às subvenções de ações subsequentes? Como explicamos no The Wealthfront Equity Plan, as empresas esclarecidas entendem que precisam emitir ações adicionais para os funcionários após a data de início, para tratar de promoções e desempenho incrível e como um incentivo para mantê-lo quando você estiver longe de seu investimento. É importante entender em que circunstâncias você pode obter opções adicionais e como suas opções totais após quatro anos podem ser comparadas em empresas que fazem ofertas concorrentes. Para mais perspectivas sobre esta questão, nós encorajamos você a ler uma perspectiva de empregado sobre equidade.


Quase todas as questões levantadas neste post são igualmente relevantes para Unidades de Ações Restritas ou RSUs. As RSUs diferem das opções de ações, pois com elas você recebe valor independentemente de o valor da empresa de seu empregador aumentar ou não. Como resultado, os funcionários tendem a receber menos ações RSU do que poderiam receber na forma de opções de ações para o mesmo trabalho. As RSUs são mais frequentemente emitidas em circunstâncias em que um possível empregador tenha levantado dinheiro recentemente com uma enorme avaliação (bem acima de US $ 1 bilhão) e levará algum tempo para crescer nesse preço. Nesse caso, uma opção de ações pode não ter muito valor, pois só valoriza quando e se o valor da sua empresa aumenta.


Esperamos que você ache nossa nova e melhorada lista útil. Por favor, mantenha seus comentários e perguntas chegando e deixe-nos saber se você acha que perdemos alguma coisa.


Sobre o autor.


Andy Rachleff é co-fundador e CEO da Wealthfront. Ele atua como membro do conselho de administração e vice-presidente do comitê de investimento de dotações para a Universidade da Pensilvânia e como membro do corpo docente da Stanford Graduate School of Business, onde ministra cursos sobre empreendedorismo tecnológico. Antes da Wealthfront, Andy foi co-fundador e sócio geral da Benchmark Capital, onde foi responsável por investir em várias empresas de sucesso, incluindo Equinix, Juniper Networks e Opsware. Ele também passou dez anos como sócio geral da Merrill, Pickard, Anderson & amp; Eyre (MPAE). Andy obteve sua graduação na University of Pennsylvania e seu MBA na Stanford Graduate School of Business.


Como avaliar uma empresa de inicialização.


O que uma startup vale é muito quando se procura dinheiro. O valor ou a avaliação de uma startup é uma ciência inexata que combina regras práticas, matemática simples, anos de experiência e, eventualmente, o que alguém vai realmente pagar (ou investir em você). Para chegar a essas avaliações, você deve ter uma abordagem sistemática que possa ser verificada, modificada e comparada a outras empresas semelhantes.


Alguns termos e definições.


Ao longo deste post, usarei os seguintes termos e definições:


Avaliação Pré-Dinheiro: É o que a startup vale antes de o dinheiro entrar.


Avaliação pós-investimento: o valor de uma startup após o recebimento do dinheiro. Ela também é condicionada à inclusão ou exclusão do pool de opções de funcionários.


Pool de opções: o pool de opções de ações disponíveis para funcionários.


Totalmente Diluído: O número total de ações emitidas incluindo opções que podem ser convertidas (incluindo o pool de funcionários)


Rodada: um evento de financiamento. Rodadas comuns são: Semente, A, B, C ou D.


Taxa Interna de Retorno (TIR): O retorno anual que uma série de fluxos de caixa alcança ao longo da vida de um investimento.


Valor Presente Líquido (VPL): O valor do dinheiro futuro hoje, dado um certo retorno seguro.


Custo do dinheiro: O retorno que você poderia obter se você pegasse o dinheiro que quisesse investir e o colocasse em um investimento seguro.


Retorno sobre o investimento (ROI): Quantas vezes o seu dinheiro volta para você de um investimento (menos o seu investimento inicial)


Taxa de crescimento anual composta (CAGR): A taxa de crescimento ano a ano de um investimento durante um período de tempo especificado.


Diferentes tipos de empresas.


Avaliar o valor de uma startup depende muito da empresa. Uma empresa tradicional de tijolo e argamassa terá uma avaliação bem diferente de uma empresa de Software como Serviço (SaaS). O que as avaliações resumem é o risco envolvido no investimento, bem como o retorno. O risco pode ser difícil de avaliar, pois existem muitos fatores de risco que entram em jogo. Por exemplo, uma loja de esquina tradicional de tijolo e argamassa é menos arriscada do que inventar uma nova empresa automobilística, mas o retorno se a nova empresa automobilística decolar excede em muito o retorno da loja de esquina. Mesmo dentro de uma indústria, os retornos para empresas específicas podem variar muito. É por isso que é importante considerar muitos fatores diferentes ao avaliar o valor de sua startup. Este é apenas um palpite, já que o valor real é o que alguém vai realmente pagar.


Diferentes tipos de avaliações.


Existem vários métodos diferentes que você pode usar para avaliar o valor de sua inicialização. Esses métodos têm alguma base, mas, em geral, a maioria é regra geral que parece ter funcionado. Existem maneiras mais formais de avaliar o valor de sua startup, mas elas são caras e para a maioria de nós, não valem a pena até que saiamos ou recebamos grandes somas de dinheiro. No caso de obter um investimento substancial (digamos, de um VC), as avaliações são normalmente feitas pelo VC e não tão flexíveis. Agora, vamos dar uma olhada em algumas das maneiras mais comuns como uma avaliação de empresa iniciante é calculada. Confira este company_evaluation_model para uma maneira de calcular os vários métodos.


Método: Investimento em.


No mínimo, sua startup deve valer a quantia de dinheiro investida nela. Agora, às vezes a realidade chega e isso acaba sendo errado, mas sempre é um bom lugar para começar sua análise. O raciocínio é que o mercado (por exemplo, seus investidores) decidiu que sua empresa vale pelo menos o valor que eles querem colocar. Para a maioria das empresas, essa deve ser sua avaliação mínima e, na realidade, deve estar acima disso. Claro, as coisas ficam complicadas quando a sua empresa está em dificuldades ou num mercado em decadência. Nesse caso, sua avaliação poderia ser centavos por dólar.


Método: 1x Receita Anual.


Este método é o mais simples e geralmente reservado para empresas que estão em um mercado estabelecido com crescimento estável. A teoria sobre isso diz que a boa vontade do proprietário, a estabilidade do mercado e as baixas margens de lucro (essas empresas são tipicamente de baixo custo) significam apenas que a empresa realmente vale a receita anual. Existem outros multiplicadores para isso, dependendo da indústria e da competitividade do mercado.


Método: 10x Investimento em.


Este é o modelo clássico de VC. O pensamento é que um investimento precisa retornar 10x em 3 a 5 anos para que o fundo possa fazer seus números. Agora, eu sei que isso parece cozinhar os livros, mas esse critério é importante a ser considerado, já que sua empresa será avaliada contra ele.


Método: Taxa Interna de Retorno.


Semelhante ao método 10x, o IIR é uma maneira de determinar o retorno, ao longo do tempo, de uma série de fluxos de caixa (investimentos e lucros) e é usado como um meio de comparar diferentes investimentos (embora não seja necessariamente uma boa maneira de faça isso). O investidor típico quer um RII de 5 anos de & gt; 20%.


Método: 7x Lucro ou 3x Receita.


Outro método popular de multiplicador é o modelo 7x Profit ou 3x Revenue. Isso geralmente é usado para empresas de rápido crescimento e mercados onde a empresa tem uma posição de liderança ou o crescimento do mercado está subindo rapidamente. As razões para o lucro de 7x ou receita 3x derivam da capacidade das empresas de escalar suas operações para atender à enorme demanda do mercado. Essa capacidade obtém uma avaliação mais alta, mas é curta, uma vez que o crescimento das empresas começa a diminuir (principalmente devido a dores crescentes de escalonamento).


Método: Indústria comparável.


De longe, o método mais defensável é comparar o que outros pagaram por empresas semelhantes. Essas composições são a base para a qual você pode comparar sua startup com uma que tenha estabelecido uma saída (seja comprada ou vá a público). As composições às vezes podem ser difíceis de descobrir, mas os dados estão disponíveis. O melhor lugar para começar é o Site da Árvore do Dinheiro ou os sites das empresas que foram compradas. A maioria terá um comunicado de imprensa ou anúncio sobre o que a empresa foi vendida.


Método: Black-Scholes Employee Option Pricing.


Black-Scholes não é realmente um método usado para avaliar sua empresa, mas deve ser usado para descobrir o preço de sua opção de empregado, uma vez que você tenha uma avaliação completa. A razão é que este é o método preferido para o valor de uma opção de estoque restrito (o que significa que eles não podem ser vendidos).


Misturar e combinar.


O método que você usa depende muito do seu negócio. Em geral, você deve executar todos eles e comparar os resultados para ver o quão próximo cada um chega ao outro (não deixe de conferir o company_evaluation_model, que contém os modelos acima). Misturar e combinar os diferentes modelos lhe dará a capacidade de verificar suas suposições, bem como cruzar sua matemática. Ao fazer uma avaliação, é importante chegar a ela de várias direções para que a avaliação geral seja mais meritória. É claro que esses métodos são apenas modelos rápidos e sujos que colocam você no estádio da sua verdadeira avaliação, mas para a maioria de nós é um bom ponto de partida.


O que o mercado vai suportar.


Na realidade, sua startup vale o que alguém realmente pagará por ela. Até que alguém coloque dinheiro, a maioria dos seus cálculos de avaliação será baseada em suposições e pressentimentos. Existem indivíduos certificados que são treinados para avaliar um negócio e definir um preço. Esses profissionais são caros, mas fornecem um valor certificado que é apoiado por uma análise complexa, baseada nas melhores práticas do setor. Se você chegar a esse ponto, considere-se sortudo já que isso geralmente significa que alguém leva a sério a compra ou o investimento em sua startup.


Referências.


Artigo de Venture Line sobre técnicas para avaliar uma empresa.


Ferramenta limpa sobre como distribuir patrimônio.


Artigo da Investopedia Black-Scholes for Employee Stock Options.

No comments:

Post a Comment